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Exercícios Físicos para Iniciante – DDS

Exercícios Físicos para Iniciante

Praticar exercícios físicos regularmente reduz em 14% os riscos de um ataque cardíaco.

Atividade física moderada é a atividade que produz suor, mas enquanto está sendo realizada a pessoa pode falar, em frases curtas.

Recomendações para Realização de Exercícios Físicos

• Duração: 150 minutos/semana (pelo menos 30 minutos, realizados em 5 dias por semana).

• Frequência: no mínimo 5 vezes por semana, se possível todos os dias.

• Forma de realização: a atividade física pode ser feita de forma contínua ou acumulada.

Estilo de vida:

Não perca a oportunidade de subir escadas (evitar o elevador), andar (sem carro, ônibus ou metrô),trazer compras (não mandar entregar); brincar com crianças e passear com o cão. Atividades ao ar livre.

O importante é não ser sedentário!

Evite

• Assistir à televisão por muito tempo (cuidado também com suas crianças; evite que elas passem a maior parte do tempo em frente da TV).

QUAL É A MELHOR HORA DO DIA PARA SE EXERCITAR?

As pessoas têm preferências e predisposições diferentes e isso interfere na prática de exercícios físicos em horários diferentes do dia.

Para quem tem maior probabilidade de se exercitar quando tem companhia, o período específico (manhã, tarde ou noite) não interfere tanto quanto a necessidade de ter alguém praticando com eles.

Por outro lado, aqui quem sente que o exercício físico não cede totalmente certo período.

Se, por exemplo, você não for uma boa pessoa pela manhã, possivelmente sofrerá, mas se optar por se exercitar nas primeiras horas do dia.

Dicas para começar e persistir nos exercícios físicos:

  • Procure um companheiro: convide um amigo, vizinho, colega de trabalho, etc., para frequentar a mesma escola ou academia, isso ajudará a manter o compromisso.

  • Avalie algo que você goste: reflita e escolha uma atividade física que você goste (pilates, musculação, corrida, dança, etc.).

  • Defina um horário fixo: com o tempo, seu corpo se acostumará com a rotina de exercícios e você sentirá automaticamente que é hora de treinar.

  • Traga exercícios para o trabalho: se for de carro, estacione longe da entrada. Se estiver de ônibus, desça uma parada antes. Se puder, vá de bicicleta. Saia do elevador e suba as escadas.

  • Registro: faça avaliações físicas periódicas, com elas você poderá ver em números quanto valeu o seu esforço.

  • Local: Escolha uma escola ou academia perto de sua casa ou do trabalho, para que seja fácil chegar lá e minimize as desculpas para não praticar exercícios.

Fonte: Exercícios Físicos para Iniciante – site American Heart Association (EUA) / site Ministério do Esporte

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Imagem de Free-Photos por Pixabay

NOTAS

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica. Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

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