No DDS de hoje vamos falar sobre DDS-013 – Inspeção de Segurança
Independentemente da área, existem milhares de coisas que em algum momento se desgastam (mangueiras, cabos, ferramentas, escadas, etc.).
O desgaste normal pode causar deterioração gradual que pode ser descoberta antes que ocorram lesões pessoais, danos materiais ou interrupção do trabalho.
Além disso, as áreas são informadas dos problemas que podem afetar negativamente as operações da empresa e acarretando acidentes do trabalho. Portanto, a inspeção é uma ferramenta fundamental para obter uma imagem qualitativa e precisa do ambiente, e com base nisso, propormedidas apropriadas de controle e correção.
Procure falhas nos processos ou métodos de trabalho que possam alterar a conduta normal da tarefa;
Identifique os riscos no trabalho e no meio ambiente, de maneira planejada e direcionada, pois muitos riscos não são óbvios para a maioria das pessoas.
QUEM DEVE REALIZAR A INSPEÇÃO DE SEGURANÇA?
Devidamente orientados pela área de segurança, todos podem realizar uma inspeção: o supervisor, líder, empregado e membro da Cipa.
COMO REALIZAR A INSPEÇÃO DE SEGURANÇA?
1º passo – é identificar o que estamos procurando. Lembre-se do ato e da condição insegura. Estes são os elementos fundamentais que devemos eliminar.
2º passo – através de um formulário específico ou “lista de verificação”, identifique todas as irregularidades encontradas.
3º passo – encaminhar os dados registrados para a supervisão da área inspecionada, para que as não conformidades possam ser resolvidas.
4º passo – monitore as medidas e providencias a serem realizadas.
TIPOS DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA?
Rotina – Uma inspeção é realizada rotineiramente para verificar as operações, equipamentos, buscando viabilizar a continuidade operacional dos processos.
Periódico – Realizado de tempos em tempos, destinado a máquinas, equipamentos e instalações e busca averiguar as mudanças que possam ocorrer após um período de uso.
Especial – São aqueles feitos em novos processos, máquinas ou instalações para descobrir e eliminar riscos antes da operação, bem como aqueles em que há suspeita de presença de substâncias tóxicas e perigosas para a saúde. Muitas vezes, o risco está à nossa frente, mas não o vemos. A troca de informações, o diálogo, os funcionários de outras áreas inspecionadas, com essas medidas, esses riscos serão inevitavelmente visualizado e excluído.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
0 Comentários