Primeiramente podemo destacar que infelizmente eletricidade pode matar ou ferir gravemente as pessoas e causar danos à propriedade. Asssim sendo, neste post iremos abordar alguns itens de Segurança em Redes Elétricas.
No entanto, você pode tomar precauções simples ao trabalhar com ou perto de eletricidade e equipamentos elétricos para reduzir significativamente o risco de ferimentos para você, seus funcionários e outras pessoas ao seu redor.
Quais são os perigos?
A seguir, os principais perigos do trabalho com eletricidade:
-
- choque elétrico e queimaduras por contato com partes vivas
-
- lesões por exposição a arcos elétricos, incêndio de equipamentos ou instalações elétricas defeituosas
-
- explosão causada por aparelhos elétricos inadequados ou eletricidade estática que inflamem vapores ou poeiras inflamáveis, por exemplo, em uma cabine de pintura por spray
Os choques elétricos também podem causar outros tipos de lesões, por exemplo, ao causar uma queda de escadas ou andaimes, etc.
O que eu tenho que fazer Segurança em Redes Elétricas?
Você deve garantir que todos os perigos elétricos foram avaliados, incluindo:
-
- quem será ferido por eles;
-
- como o nível de risco foi estabelecido;
-
- as precauções tomadas para controlar esse risco.
A avaliação de risco deve levar em consideração o tipo de equipamento elétrico utilizado, como se é utilizado e o ambiente em que será operado.
O equipamento elétrico e a fiação devem ser apropriados para a função a que se destinam. Isso também se aplica a configurações que usam apenas equipamentos destinados a uma função específica.
Mais medidas de segurança...
Garantir, na medida do possível, que os equipamentos e instalações elétricas sejam mantidos para evitar riscos e ter segurança em redes elétricas.
Os usuários de equipamentos elétricos, incluindo equipamentos portáteis, devem realizar uma inspeção visual.
Da mesma forma, pare imediatamente de usar o dispositivo e mande inspecioná-lo, consertá-lo ou substituí-lo se:
-
- o plugue ou conector foi danificado.
-
- o cabo foi reparado com fita adesiva, não está seguro ou os fios internos estão visíveis, etc.
-
- marcas de queimadura ou manchas estão presentes (sugerindo superaquecimento).
A manutenção deve ser realizada apenas por pessoal qualificado – aqueles que possuem as habilidades, conhecimento e experiência para realizar o trabalho com segurança.
Inspeções mais frequentes de itens com maior probabilidade de quebrar – por exemplo, ferramentas elétricas portáteis e equipamentos que são movidos com frequência, usados com frequência ou usados em ambientes hostis.
Em ambientes úmidos, equipamentos inadequados podem se tornar ativos e fazer com que seus arredores também tenham vida( fiquem eletrificados).
Fusíveis, disjuntores e outros dispositivos devem ser classificados corretamente para o circuito que protegem.
Isoladores e caixas de fusíveis devem ser mantidos fechados e, se possível, trancados.
Cabos, plugues, tomadas e acessórios devem ser robustos o suficiente e adequadamente protegidos para o ambiente de trabalho.
Certifique-se de que o maquinário tenha um interruptor ou isolador acessível para cortar a energia rapidamente em caso de emergência. Do mesmo modo, verifique que os trabalho sejam realizados com segurança em redes elétricas.
Manutenção em Redes Elétricas
Equipamentos com menor probabilidade de quebrar (como computadores de mesa, etc.) precisam ser verificados com menos frequência. Para pequenos itens ou dispositivos operados por bateria que funcionam com um adaptador de energia (laptops ou telefones sem fio, etc.), a inspeção visual geralmente não é necessária. No entanto, o adaptador de energia para tais dispositivos deve ser inspecionado visualmente.
Considere se equipamentos elétricos, incluindo equipamentos portáteis, devem ser inspecionados ou testados mais formalmente por pessoal qualificado. Considere também o intervalo de tempo para fazer isso.
Um folheto HSE A manutenção de equipamentos elétricos portáteis em ambientes de baixo risco pode ajudá-lo a decidir se e quando testar aparelhos portáteis em ambientes de baixo risco.
Providencie inspeção e teste de instalações de fiação fixa, ou seja, circuitos de medidores e unidades consumidoras que alimentam interruptores de luz, receptáculos, aparelhos com fio (por exemplo, fogões, secadores de cabelo), etc. Assim sendo ,regularmente, para que haja pouca chance de deterioração do ponto de perigo.
Este trabalho geralmente deve ser realizado por pessoal qualificado, geralmente um eletricista.Da mmmm
Quando alguém é competente para fazer trabalhos elétricos?
Competente, nesse sentido, significa ter o treinamento, habilidades e conhecimentos adequados para evitar danos a si mesmo e aos outros para a tarefa em mãos.
Concluir com sucesso um aprendizado elétrico e ganhar alguma experiência pós-aprendizagem é uma forma de demonstrar competência técnica em trabalhos elétricos em geral.
Trabalhos mais especializados, como manutenção de aparelhagem de alta tensão ou modificação de sistemas de controle, podem exigir treinamento e experiência adicionais.
EVITANDO CHOQUES ELÉTRICOS – DDS – Saiba mais
Pontos-chave a serem lembrados sobre segurança em redes elétricas
-
- Garantir que os trabalhadores saibam como usar o equipamento elétrico com segurança.
-
- Certifique-se de que haja soquetes suficientes disponíveis. Além disso, verifique se as tomadas não estão sobrecarregadas usando adaptadores sem fusíveis, pois isso pode causar incêndios.
-
- Certifique-se de que não haja cabos à direita que possam fazer com que as pessoas tropecem ou caiam.
-
- Desligue e desconecte os aparelhos antes de limpá-los ou ajustá-los.
-
- Certifique-se de que todos procurem fios, cabos ou equipamentos elétricos perto de onde vão trabalhar e verifique se há sinais de alerta de perigos de eletricidade ou qualquer outro perigo. Da mesma forma, as verificações devem ser feitas ao redor do trabalho e lembre-se de que os cabos elétricos podem estar dentro de paredes, pisos e tetos (especialmente ao perfurar esses locais) etc.
Outros pontos chaves...
-
- Certifique-se de que qualquer pessoa que trabalhe com eletricidade tenha habilidades, conhecimento e experiência suficientes para fazê-lo, pois uma fiação incorreta de um plugue pode ser perigosa e levar a acidentes fatais ou incêndios.
-
- Pare de usar o equipamento imediatamente se parecer defeituoso – faça com que seja verificado por uma pessoa competente.
-
- Certifique-se de que qualquer equipamento elétrico trazido para o trabalho por funcionários, ou qualquer contratado ou emprestado, seja adequado para uso antes de usá-lo e permaneça adequado sendo mantido conforme necessário.
-
- Considere o uso de um dispositivo de corrente residual (DR) entre a alimentação elétrica e o equipamento, especialmente ao trabalhar ao ar livre, ou dentro de um local úmido ou confinado.
Linhas Elétricas Aéreas
-
- Esteja ciente dos perigos de trabalhar perto ou sob linhas de energia aéreas, porque a eletricidade pode passar por eles mesmo que máquinas ou equipamentos não encostem.
-
- Não trabalhe sob equipamentos como escadas, lanças, carrocerias de caminhões basculantes ou postes de andaimes quando eles podem atingir pelo menos 7 metros de linhas de energia sem orientação. Em vista disso, antes de iniciar qualquer trabalho, converse com o proprietário da linha (como a empresa de energia, a empresa ferroviária ou o operador do ferrpviário)
Cabos subterrâneos
- Sempre assuma que os cabos estarão presentes ao cavar na rua, calçada e/ou perto de edifícios
- Consulte empresas de eletricidade locais e planos de serviço para identificar onde os cabos estão localizados
NR-10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
A redação original da NR-10 estabelecia as condições exigíveis para garantir a segurança do pessoal envolvido com o trabalho em instalações elétricas, em seu projeto, execução, reforma, ampliação, operação e manutenção, bem como segurança de usuários e terceiros.
0 Comentários