Primeiramente podemos dizer que a sujeira e a desorganização trazem dificuldades em qualquer parte, mas quando se trata de local de trabalho, as dificuldades são duplas, pois além de deficiência, podem causar acidentes.
Dessa forma, Graxa, cavacos, aparas, lixo, materiais, ferramentas, equipamentos e dispositivos sujos ou em desordem representam perigo de acidente, podendo produzir quedas e também apresentam risco de incêndio.
Orientaçõe básicas sobre Ordem, Limpeza e Arrumação:
Interessante que o trabalhador reserve alguns minutos para por em ordem o seu local de trabalho, pois é importante ter um lugar para cada objeto. Quando terminar de usar qualquer objeto guarde-o em local apropriado, bem como recolher os objetos espalhados pelo chão representam risco de acidente.
Todo material recebido na seção deve ter um local para ser colocado, este local deve ser limpo, organizado e de fácil acesso.
Panos sujos de óleos ou graxas podem incendiar-se facilmente, coloque-os em recipientes adequados.
Respeite as faixas de segurança e acessos a hidrantes, extintores, caixas de força, etc.
Não permita que materiais roliços ou pontiagudos fiquem jogados pelo chão.
Use o banheiro com inteligência, da mesma forma, mantenha e exija que este esteja sempre limpo. Você, com certeza, vai voltar a usá-lo.
Nunca pixe a porta ou as paredes dos banheiros.
Não é permitido subir nos vasos sanitários. Caso ele se quebre poderá provocar graves ferimentos.
Conclusão — Ordem, Limpeza e Arrumação
Portanto, uma vez acostumado a manter em ordem o seu local de trabalho, o trabalhador notará que o que foi feito em pró da segurança torna seu trabalho mais agradável e eficiente. Também resulta em efeito favorável sobre seu moral, pois trará orgulho ao trabalhador cujo trabalho é esmerado e apresentável.
Em síntese, o grande motivo da ordem e limpeza é proteger a todos contra acidentes dolorosos e suas consequências.
SUA SEGURANÇA DEPENDE DE VOCÊ
LOCAL LIMPO E ORGANIZADO É MAIS SEGURO
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
0 Comentários