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Resumido e Revisados – 2023
cadastro CAT online

Nesta postagem iremos abordar responder a pegunta – O que é CAT  – Comunicação de Acidente de Trabalho? O que significa?

A princípio saberemos o que é CAT, a CAT significa Comunicação do Acidente de Trabalho para o governo, principalmente para o INSS. De acordo coma legislação a comunicação deve ser feita para reconhecer um acidente de trabalho, acidente de trajeto ou uma doença ocupacional.

A comunicação de acidentes de trabalho é importante para o INSS saber qual funcionário foi ferido e se ele precisar do benefício do acidente, e dessa forma o processo já foi iniciado.

Em segundo lugar, o fato importante da comunicação é o fornecimento das informações para um banco de dados e estatísticas. Assim, as estatísticas são importantes para a definição de políticas de segurança ocupacional e a definição do orçamento para investimentos na área.

Nesse sentido, os dados estatísticos também são fundamentais para a definição do FAP – Fator Acidentário de Prevenção da empresa. Veja mais sobre o FAP X RAT no Artigo Abaixo:

FORMULÁRIO - COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

Acidentes Sem Afastamento, devemos abrir a CAT ?

Sim devemos abrir a CAT.

Todas as Ocorrência imprevista e indesejável, em decorrência do trabalho e que pelo ART. 19 da lei  Nº 8.213, 24/07/1991,   são considerados acidente de trabalho, devemos comunicar, tendo ou não afastamento para tratamento médico.

Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Quem deve Abrir a CAT?

Preferencialmente deve ser aberta pela EMPRESA, mas segue abaixo quem poderá abrir a CAT também:

  • Próprio acidentado ou seus dependentes;
  • Entidade sindical competente, médico que o assistiu; ou
  • Qualquer autoridade pública.

Devemos Abrir CAT para Doenças Ocupacionais?

Positivo, quando o médico descobre que o trabalhador adquiriu uma doença relacionada aos riscos inerentes ao trabalho, portanto, deve ter um nexo de causalidade(nexo causal), o CAT deve ser emitido para relatar a Doença Ocupacional ao INSS

Quando devemos abrir a CAT INSS?

O empregador é obrigado a informar a Seguridade Social de todos os acidentes de trabalho que tenham ocorrido com seus funcionários, mesmo que não haja afastamento das atividades, até o primeiro dia útil seguinte à ocorrência.

Assim, devemos informar o acidente em até as 23:59 do próximo dia útil, e  muitas pessoas acham que é em 24hs.

Logo, em caso de Morte, a comunicação deverá ser imediata.

Como fazer para emitir a CAT INSS?

Registro da CATon-line

Para sua conveniência, o INSS permite o registro CATon-line, desde que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos, pois o sistema também permite gerar o formulário de Comunicação do Acidente Segurança do Trabalho – em branco para, como último recurso, ser preenchido manualmente conforme abaixo.

Procure uma agência do INSS

Nos casos em que não for possível o registro da CAT de forma online e para que a empresa não esteja sujeita a aplicação da multa por descumprimento de prazo, o registro da CAT poderá ser feito em uma das agências do INSS (consulte a agência mais próxima).

Para tanto, o formulário da Comunicação do Acidente de Trabalho deverá estar inteiramente preenchido e assinado, principalmente os dados referentes ao atendimento médico.

Preencha agora o formulário da CAT

Assim, em caso de dúvidas, consulte as instruções para preenchimento do formulário.

Estabilidade no Trabalho após Afastamento por Acidente

A legislação prevê estabilidade de 12 meses para o funcionário que sofreu um acidente de trabalho e recebeu um benefício de doença acidental por meio da Previdência Social.

Assim sendo, este benefício será concedido apenas se a licença para tratamento do funcionário estiver a mais de 15 dias. Portanto, após a alta e liberação do paciente pelo INSS, o trabalhador terá estabilidade no emprego por 1 ano.

Nesse sentido, ressaltamos que como resultado do acidente de trabalho, o funcionário e o retorno antes de completar 15 dias, a empresa arcará com os custos de salários e encargos, e o trabalhador não teria direito à estabilidade.

Conclusão

Portanto, o CAT pode ser aberto até o próximo dia útil e, nesse período, você pode realizar uma investigação preliminar para ver o que aconteceu e caracterizá-lo ou não como um acidente de trabalho, de acordo com a legislação vigente. Frequentemente, descobrimos que as ocorrências não foram devidas ao trabalho ou nem são consideradas acidentes de trabalho. Para melhorar sua compreensão sobre interpretação, leia o artigo abaixo:

Em suma, importante é que hoje podemos transmitir o CAT-ONLINE pela Internet, facilitando muito a nossa vida no SESMT. 

Logo que as assinaturas devem ser coletadas pelos responsáveis pelas informações. Para facilitar seu trabalho na emissão correta de CAT INSS online, escrevi o artigo:

NOTAS – Insalubridade O Que É ? Quando devo Ganhar?

Este artigo como principal objetivo embasar e comburir com o conhecimento para profissionais de SST, RH, Gestão de SMS, gerentes, coordenadores, líderes, assim como, todos os prevencionistas. Em função disso, coletamos informações de referência em livros, artigos e publicações técnicas renomadas. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é teórico e elaborado para a realidade conceitual. Assim sendo, a sua implementação deverá estar adaptada em cada caso ou frente de serviço.

Todo o conceito sãoo genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade das implementações é exclusivamente da pessoa que estará executando nas frentes de trabalho!!!

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