Liderança na Segurança do Trabalho — Sabemos que a responsabilidade quanto a segurança é de todos nós, assim sendo, o papel destes profissionais, diante deste assunto é de grande importância no sentido de proporcionar aos colaboradores boas condições de trabalho, evitando com isso que ocorram acidentes.
Algumas Responsabilidades da Liderança na Segurança do Trabalho:
- Tomar conhecimento de todos os acidentes com ou sem lesão, ocorridos no seu setor, bem como agir imediatamente visando que tal fato não se repita.
- Em caso de lesão, encaminhar imediatamente o acidentado à enfermaria para aplicação dos primeiros socorros.
- Participar das investigações de acidentes, com o responsável pela segurança na obra, geralmente membros do (SESMET e/ou CIPA) e aplicar medidas corretivas encontradas nas mesmas.
- Não permitir que na sua área ocorram atos e condições inseguras. Conhecer e estudar as normas e procedimentos de segurança.
- Controlar a execução de medidas corretivas, mas também cobrar os envolvidos.
- “Exigir” o funcionário a utilizar o equipamento de proteção individual (EPI), adequado a cada atividade.
- Orientar o funcionário quanto ao uso correto do EPI.
- Participar dos programas de treinamento de segurança.
- Trabalhar em conjunto com os profissionais de segurança (técnicos e engenheiros, enfermeiros e médicos) e CIPA, assim visando estudar e adotar medidas de prevenção de acidentes.
- Ao receber um novo funcionário na área proceder da seguinte forma:
- Mostrar os principais riscos de acidentes do setor e da sua função.
- Reforçar a necessidade de uso dos EPI.
- Apresentar o cipeiro da área ao novo funcionário.
- Orientar, evitando a ocorrência de atos e condições inseguras.
- Apresentar sugestões quanto ao uso de novos EPI.
- Participar das inspeções de segurança.
- Reunir-se, pelo menos uma vez ao mês, com seu supervisor para falar sobre segurança no trabalho.
- Proibir que funcionários não habilitados operem máquinas.
- Garantir que as normas e procedimentos de segurança sejam cumpridas integralmente.
- Aplicar medidas disciplinares quando do desrespeito às normas.
- Encaminhar sempre que necessário o funcionário à segurança industrial para prestar esclarecimentos, informações ou para ser orientado sobre segurança e medicina do trabalho.
CONCLUSÃO
Em síntese, a participação da Liderança na Segurança do Trabalho, tem proporcionado bons resultados, porém, é necessário uma atuação permanente e efetiva para que no futuro possamos nos orgulhar de chegarmos ao “índice zero de acidentes do trabalho”.
NOTAS
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
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