Riscos elétricos podem ser encontrados em todas as indústrias. Evitar choques elétricos tanto em casa quanto no trabalho requer consciência dos perigos e respeito por esse “Assassino Silencioso”.
O corpo humano tem uma baixa resistência à eletricidade, tornando-o um bom condutor, como a maioria dos metais. Ao contrário dos metais, no entanto, o corpo humano não responde bem quando a eletricidade passa por ele.
Os resultados físicos incluem queimaduras térmicas, interrupção da atividade cardíaca normal, contrações musculares graves e até mesmo a morte.
O que fazer para estar Evitando Choques Elétricos
As lesões elétricas mais comuns e graves ocorrem quando a corrente elétrica flui entre as mãos e os pés, isso acontece, quando uma pessoa toca uma linha energizada.
A energia elétrica está procurando o caminho mais curto até o solo, dessa forma passará pelo corpo até os pés para alcançá-lo.
Quando isso ocorre, o coração e os pulmões de uma pessoa são frequentemente danificados pela energia elétrica.
Colocar um isolante entre a energia e o ponto de contato físico é um método de proteção.
Porcelana, borracha, cerâmica e madeira seca oferecem resistência substancial ao fluxo de eletricidade, portanto, são bons isolantes, e esses materiais muitas vezes podem proteger uma pessoa de choque elétrico.
As precauções para evitar choques elétricos incluem, mas não estão limitadas ao seguinte:
Certifique-se sempre de que as ferramentas elétricas estejam devidamente aterradas ou com isolamento duplo.
A ferramenta com isolamento duplo deve ter uma caixa externa intacta e ser claramente rotulada como “isolamento duplo” pelo fabricante.
Mais recomendações de Segurança
Sempre verifique se o sistema de aterramento está completo. A menos que sejam designadas como duplamente isoladas, as ferramentas elétricas aterradas devem ser conectadas a um circuito de serviço aterrado.
Se houver alguma dúvida sobre o aterramento, teste-o! (Os testadores de solo são baratos.)
Use cabos de extensão aterrados para serviço pesado. Esses cordões possuem duas camadas de isolamento, com reforço entre as camadas.
Eles são menos suscetíveis a danos do que os cabos do tipo doméstico. Para verificar se o cabo é resistente, verifique sua forma.
A maioria dos cabos planos não são pesados. Os cabos pesados terão uma marcação no isolamento.
Evite misturar água e eletricidade! Não apenas mantenha os cabos, ferramentas e superfícies de trabalho/passeio secos, mas também mantenha as mãos e os pés secos.
A resistência elétrica da pele molhada é pelo menos 100 vezes menor que a da pele seca.
A pele molhada aumenta muito a probabilidade de choque grave se uma pessoa entrar em contato com um circuito energizado.
Se você precisar trabalhar perto da água, conecte a um disjuntor de falha de aterramento (GFCI) para desligar automaticamente a corrente se houver um fluxo de corrente anormal.
Nunca trabalhe em ou ao redor de um circuito elétrico energizado.
Bloqueie a energia para que somente você tenha controle sobre a energização da máquina ou equipamento. Não se arrisque.
Lembre-se, a eletricidade ataca sem aviso – sempre jogue pelo seguro!
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
NOTA:
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem serr adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS(Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.
0 Comentários