EPI Enfermagem – Recomendações do Ministério para Covid-19
EPI ENFERMAGEM CORONAVIRUS COVID-19
EPI na Enfermagem em Atendimento
Como proteção dos agentes de saúde deverá ser utilizado EPI Enfermagem no atendimento dos pacientes e suspeitos de terem sido infectados pelo Corona Vírus – COVID-19. Os profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento de casos suspeitos ou confirmados devem utilizar:
Gorro
Óculos de proteção e/ou protetor facial
Máscara (cirúrgica ou máscara de proteção respiratória, conforme o procedimento)
Avental impermeável de mangas longas
Luvas de procedimento
EPI Enfermagem - Máscara de proteção respiratória - N95 PFF2
Deve ser usada em procedimentos geradores de aerossóis (micro nebulização, manobras de ressuscitação cardiopulmonar, intubação ou aspiração traqueal, coletas de amostras naso traqueais, e diferentes procedimentos odontológicos) em pacientes com suspeita clínica de COVID-19. Os profissionais de apoio que atuam nas áreas de limpeza, manutenção, nutrição entre outras, devem utilizar:
Gorro
Óculos de proteção ou protetor facial
Máscara cirúrgica
Avental impermeável de mangas longas
Luvas de procedimento
Os recepcionistas, vigilantes e outros profissionais que atuem no acolhimento dos pacientes no serviço de saúde devem utilizar apenas máscara cirúrgica.
As medidas de controle da COVID-19 em ambientes e processos de trabalho têm como objetivos identificar e intervir nos fatores e situações de risco às quais os trabalhadores podem estar expostos durante suas atividades laborais, visando eliminar ou, na sua impossibilidade, atenuar e controlar estes fatores e situações.
Essas medidas podem ser de controle de engenharia, controle administrativo e de Equipamento de Proteção Individual – EPI Enfermagem.
Na maioria dos casos, será necessária uma combinação dessas medidas para proteger os trabalhadores dos serviços de saúde da exposição ao SARS-CoV-2.
Medidas de Controle de Engenharia
As medidas de controle engenharia são alterações aplicáveis aos processos e ambientes de trabalho. Assim, estas medidas são muito importantes para prevenir a propagação e reduzir a concentração de agentes infecciosos no ambiente de trabalho, minimizar o número de áreas em que há exposição ao SARS-CoV-2 e diminuir o número de pessoas expostas.
Portanto, a implantação dessas medidas deve ser priorizada pois protegem tanto os trabalhadores quanto os pacientes.
Medidas de Controle Administrativas
As medidas de controle administrativo exigem ações tanto do empregador/contratante quanto dos trabalhadores.
Normalmente, os controles administrativos são alterações nas políticas ou rotinas de trabalho que visam reduzir ou minimizar a exposição a um risco, sua duração, frequência ou intensidade.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
0 Comentários