Semanas com 4 dias de Trabalho – Redução do estresse relacionado ao trabalho e dias de doença. Maior retenção de funcionários. E sem perda de receita para os empregadores. Estes são alguns dos resultados de um teste recente de semanas de trabalho de quatro dias em mais de 60 organizações.
Pesquisa sobre a Semanas com 4 dias de Trabalho
Uma equipe internacional de pesquisadores recrutou 61 organizações, totalizando 2.900 funcionários, para o que se acredita ser o maior teste semanal de trabalho de quatro dias do mundo. O experimento de sete meses terminou em dezembro.
“As empresas, que incluíam uma série de organizações de diferentes setores e tamanhos, não eram obrigadas a implementar rigidamente nenhum tipo particular de redução de horas ou a semana de trabalho de quatro dias, desde que o salário fosse mantido em 100% e os funcionários tivessem um ‘significativo ‘ Redução do horário de trabalho ”, escrevem os pesquisadores.
56 das organizações participantes continuaram a semana de quatro dias após o processo. 18 deles introduziram a mudança permanentemente.
Outros resultados:
- 71% dos funcionários relataram menos esgotamento e 39% se sentiram menos estressados.
- 62% disseram que têm um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
- 60% disseram que era mais fácil equilibrar o trabalho com “responsabilidades de cuidado”.
- Os dias de doença/dias pessoais diminuíram 65%.
- O número de funcionários que saíram das organizações caiu 57% durante o período probatório.
Os funcionários costumavam usar o tempo livre adicional para “administração da vida”, por exemplo, para recados e tarefas domésticas. Isso deixou mais tempo para atividades de lazer no fim de semana.
“Era comum que os funcionários descrevessem reduções significativas no estresse”, disse a pesquisadora Niamh Bridson Hubbard, estudante de doutorado em Cambridge, em um comunicado à imprensa. “Muitos descreveram que podem desligar em casa ou respirar melhor”.
Outros resultados da pesquisa
Algumas das organizações participantes usaram técnicas para manter a produtividade dos funcionários durante a semana de trabalho mais curta. Isso inclui: reuniões mais curtas com agendas mais claras, a introdução de “períodos de foco” sem interrupções e “reforma da etiqueta de e-mail para reduzir cadeias longas e rotatividade de caixa de entrada”.
Das 23 organizações participantes que reportaram dados de vendas após o teste, elas apresentaram um pequeno aumento de 1,4% em média.
“Estamos muito encorajados com os resultados, que revelaram as várias maneiras pelas quais as empresas estão transformando a semana de trabalho de quatro dias de um sonho em uma política realista com múltiplos benefícios”, disse David Frayne, Pesquisador Associado em Cambridge.
Fonte: Safety+Health
0 Comentários