Livros de DDS - Baixe Agora Grátis

Resumido e Revisados – 2023
Risco de Radiação – Introdução
Risco de Radiação – Introdução

O que é Risco de Radiação? Inicialmente podemos dizer que todos os dias, uma ampla variedade de tipos de radiações são  usadas em aplicações industriais, médicas, de pesquisa e comunicações. 

Algumas dessas aplicações causam riscos de exposição prejudiciais que devem ser controlados de forma eficaz. 

O risco de radiação é  classificada como um fisico – veja mais sobre os riscos físicos.

Quais os tipos de radiação?

A radiação é geralmente classificada como ‘ionizante’ ou ‘não ionizante’, bem como, com a primeira geralmente tendo mais energia do que a segunda.

Radiações ionizantes

Estes incluem raios X, raios gama e radiação particulada (alfa, beta e radiação de nêutrons) produzidos a partir de conjuntos de raios X ou substâncias radioativas.

Eles são normalmente usados em exposições médicas, equipamentos de radiografia industrial e medidores usados na indústria para controle de processos, assim como, podem ser produzidos a partir de substâncias radioativas de ocorrência natural, incluindo gás radônio.

Radiações não ionizantes

Esses incluem:

  • radiofrequência e microondas, por exemplo, de soldagem de plástico e alguns transmissores de comunicação
  • infravermelho, por exemplo, de fontes muito quentes e brilhantes na produção de vidro e metal
  • raios ultravioleta (UV), por exemplo, de soldagem ou do sol
  • radiação visível de fontes de luz de alta intensidade, por exemplo, lasers .

Os perigos da radiação

As radiações ionizantes podem causar dermatite, queimaduras, danos celulares, catarata e alterações no sangue. 

Da mesma forma, as Microondas e frequências de rádio podem causar aquecimento de qualquer parte exposta do corpo, os raios infravermelhos podem causar queimaduras na pele e catarata e a luz UV pode causar queimaduras na pele, câncer de pele, conjuntivite e arco ocular. 

Os lasers podem causar danos permanentes e graves aos olhos e à pele.

A exposição à radiação ionizante e UV pode danificar o DNA e causar efeitos à saúde, como câncer, mais tarde na vida. 

Os riscos são pequenos para baixos níveis de exposição, entretanto, a exposição a altos níveis de radiações ionizantes e não ionizantes pode causar efeitos agudos, como queimaduras, danos nos tecidos e órgãos.

Algumas medidas de controle de radiações

Identifique todas as fontes de risco de radiação ionizante e não ionizante em seu local de trabalho e os riscos que elas representam. 

Depois de identificar os riscos significativos, você deve controlá-los.

Tente reduzir ao máximo qualquer exposição à radiação ionizante e UV. 

Por exemplo, você pode usar processos ou equipamentos alternativos mais seguros, por exemplo, testes ultrassônicos e não destrutivos em vez de raios-X.

O que fazer e o que não fazer em relação à segurança contra o risco de radiação

Fazer…

  • certifique-se de estar ciente das diferentes fontes potenciais de radiação em seu local de trabalho, principalmente todas as fontes de radiações ionizantes, luz UV e lasers de alta potência
  • considere obter aconselhamento competente de um consultor de proteção contra radiação, pois, este é um requisito legal ao trabalhar com radiações ionizantes. 
  • considerar se que a equipe deve estar sujeita a vigilância médica, em função disso,  consulte as leis nacionais que detalha os procedimentos de com radiações.
  • considere a exposição ao gás radônio como parte de sua avaliação de risco. Isso ocorre naturalmente e pode estar presente em seu local de trabalho, mesmo que você não faça nenhum outro trabalho com radiação
  • Garantir a utilização de blindagem e equipamento de proteção individual adequados para reduzir a exposição ao trabalhar com radiação ionizante e para proteger a pele e os olhos ao trabalhar com fontes perigosas de infravermelho (por exemplo, metal fundido) e UV (por exemplo, soldagem) 
  • procure aconselhamento especializado onde os lasers são usados para exibições (por exemplo, bares, boates e shows de palco) e pode haver risco para o público.

Não ..

  • não se aprocime de fontes radioativas. Em função disso, só poderá manupilar estas fontes pessoas com autorização e competencia, e cumprindo as determinaçãos do CNAE – Comissão Nacional de Energia Nuclear
  • não anular quaisquer intertravamentos que impeçam o acesso a equipamentos elétricos de alta tensão, gabinetes de raios X, gabinetes de laser ou máquinas contendo lasers.
  • não use lâmpadas UV germicidas potencialmente prejudiciais como substitutas em dispositivos que matam insetos de outra forma seguros ou outros acessórios de luz fluorescente. Certifique-se de substituí-los pelo tipo correto especificado pelo fabricante.

Importante sobre radiação

Este post trata superficialmete sobre o risco de radiações, pois é um assunto complexo. Para se aprofundar sobre o assunto consulte o site do CNAE - Comissão Nacional de Energia Nuclear e a legislação vigente.

NOTAS – Insalubridade O Que É ? Quando devo Ganhar?

Este artigo como principal objetivo embasar e comburir com o conhecimento para profissionais de SST, RH, Gestão de SMS, gerentes, coordenadores, líderes, assim como, todos os prevencionistas. Em função disso, coletamos informações de referência em livros, artigos e publicações técnicas renomadas. 

IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é teórico e elaborado para a realidade conceitual. Assim sendo, a sua implementação deverá estar adaptada em cada caso ou frente de serviço.

Todo o conceito sãoo genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.  

Portanto, a responsabilidade das implementações é exclusivamente da pessoa que estará executando nas frentes de trabalho!!!

0 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile