Inicialmente podemos dizer que as muitas das substâncias ou materiais perigosos usados ou criados no trabalho podem prejudicar sua saúde. Assim sendo, podemos citar estas substâncias como poeiras, gases ou vapores que você respira, ou líquidos, géis ou pós que entram em contato com seus olhos ou pele.
Além disso, pode haver micro-organismos nocivos presentes que podem causar infecção, uma reação alérgica ou serem tóxicos.
Substâncias nocivas podem estar presentes em qualquer coisa, desde tintas e produtos de limpeza até pó de farinha, fumaça de solda, sangue ou resíduos.
As doenças causadas por essas substâncias empregadas no trabalho podem ser evitadas. Muitas substâncias têm o potencial de serem prejudiciais, mas, quando usadas adequadamente, raramente são prejudiciais.
Quais os perigos?
Algumas substâncias podem causar asma ou outras doenças, incluindo câncer. Além disso, muitas substâncias podem danificar a pele, e alguns podem causar sérios danos a longo prazo aos pulmões.
O efeito pode ser imediato, como tontura ou ardor nos olhos, ou pode levar muitos anos para se desenvolver, como doença pulmonar. Em função disso, muitos dos efeitos crônicos ou de longo prazo não podem ser remediados depois de ocorridos.
A lei exige que você controle adequadamente a exposição a materiais no local de trabalho que causam problemas de saúde. Este é o Regulamento de Controle de Substâncias Perigosas para a Saúde (COSHH) e significa:
identificar quais substâncias nocivas podem estar presentes no local de trabalho
decidir como os trabalhadores podem ser expostos a eles e serem prejudicados
analisando quais medidas você tem em vigor para evitar esse dano e decidindo se você está fazendo o suficiente
fornecer informações, instruções e treinamento
nos casos apropriados, fornecendo vigilância sanitária
Os componentes de suas medidas de controle devem passar por avaliação regularmente para garantir que ainda sejam eficazes. Essas verificações devem ser suficientes para determinar se são necessárias alterações adicionais e incluirão:
manutenção de instalações e equipamentos – todos os equipamentos de ventilação devem ser examinados e testados regularmente por uma pessoa competente (alguém que tenha as habilidades, conhecimentos e experiência necessários para realizar o trabalho com segurança). Isso pode envolver a medição do fluxo de ar ou das pressões no sistema, ou amostragem de ar na sala de trabalho. Em geral, todos os LEV devem ser examinados e testados a cada 14 meses.
Certificar-se de que os sistemas de trabalho estão sendo seguidos e revisá-los se não estiverem funcionando
Certificar-se de que o equipamento de proteção individual é adequado, usado, devidamente instalado e (quando apropriado) mantido.
Você pode precisar de aconselhamento especializado, especialmente para riscos potencialmente graves ou processos difíceis de controlar, de alguém competente nessa área de trabalho, por exemplo, um higienista ocupacional
NOTAS
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
0 Comentários