Livros de DDS - Baixe Agora Grátis

Resumido e Revisados – 2023
Respirador N95

Máquina para Desinfectar Respiradores N95 PFF2

Foram criadas pela Universidades Federais Paranaenses um máquina para desinfectar Respirador N95 PFF2Segundo reportagem da Gazeta do Povo, jornal de grande circulação no Paraná.

O equipamento desenvolvido pelas universidades utiliza radiação ultravioleta para esterilizar respiradores N95

A radiação emitida pela câmara equipada com a lâmpada germicida inativará o material genético e acabará matando o vírus. Com esse procedimento, a vida útil do respirador N95 triplicou.

O método de esterilização fornecido pelo equipamento da universidade foi adotado no Hospital Nebraska, nos Estados Unidos. “

Importante ressaltar que estes EPI – Equipamentos de Proteção Individual são ecomendados apenas para uso profissional, pois as máscaras descartáveis N95 são indispensáveis contra o Covid-19 e já estão em falta no mercado. Para aliviar a escassez de equipamentos, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu um dispositivo esterilizável em colaboração com a Universidade Técnica Federal do Paraná (UTFPR) através do Instituto Lamir – e pode usar mais máscaras temporais.

O fabricante de máscara 3M® começou a emitir boletins técnicos que fornecem informações sobre os diferentes métodos de desinfecção de máscaras. Isso inclui o uso de peróxido de hidrogênio vaporizado e a aplicação de radiação ultravioleta.

Máquinas para Desinfectar Respiradores N95 já estão sendo usadas

As primeiras máquinas estão sendo usada na região metropolitana da Fazenda Rio Grande de Curitiba e no Hospital Lapa-Lapa / PR

Além dessas duas cidades, também há demanda por equipamentos no Hospital Rossio, em Campo Lago, e no Hospital Geral de Carapicouba, em São Paulo. 

As novas câmaras de desinfecção receberam contribuições do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR). Com isso, a universidade pretende produzir outros 10 equipamentos pequenos, 12 médios e outros 8 equipamentos grandes

Além dos Respiradores sitados neste artigo, os profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento de casos suspeitos ou confirmados devem utilizar:

  • Gorro
  • Óculos de proteção e/ou protetor facial
  • Máscara (cirúrgica ou máscara de proteção respiratória, conforme o procedimento)
  • Avental impermeável de mangas longas
  • Luvas de procedimento

Referencia:   Site Bem Paraná  Foto: SECOM /UFPR

0 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile