PROTEÇÃO CONTRA RUÍDO

Primeiramente, abordaremos a importância do controle de Ruído no ambiente de trabalho. Seguem as principais perguntas sobre o tema:

 

1. Por que o controle de ruído no trabalho é importante?

A exposição a altos níveis de ruído pode causar perda auditiva permanente.

Assim, nem cirurgia, nem um aparelho auditivo, podem ajudar a corrigir este tipo de audição perda.

Canteiros de obras e industrias são muito barulhentos nas operações e pode ser uma fonte significativa de exposição ao ruído.

O ruído alto também pode reduzir a produtividade do trabalho e contribuir para acidentes de trabalho por dificultando ouvir os sinais de aviso.

A perda de audição devido ao ruído alto limita sua capacidade ouvir altas frequências, entender a fala, e certamente reduz sua capacidade de comunicação, o que pode levar ao isolamento social.

Perda de audição pode afetar sua qualidade de vida ao interferir com sua habilidade de se socializar com amigos, brincar com seus filhos ou netos, ou participar de outras atividades.

Danos à sua audição podem ser evitados, mas uma vez que a perda auditiva induzida por ruído permanente ocorre, não pode ser curado ou revertido.

A perda de Audição geralmente ocorre gradualmente, então você não pode perceber que está acontecendo até que seja tarde demais .

O ruído também pode afetar seu corpo de outras maneiras.

Conforme um estudo recente descobriu que os trabalhadores persistentemente expostos a ruído ocupacional excessivo podem ter duas a três vezes mais probabilidade de sofrer de doenças cardíacas graves do que os trabalhadores que eram não exposto.

Você pode ter perda auditiva se:

  • Você tem dificuldade em ouvir as pessoas grupos ou reuniões.
  • As pessoas soam como se estivessem resmungando.
  • Você tem que pedir às pessoas para repetir o que elas dizer.
  • Você tem dificuldade para entender os outros pelo telefone.
  • Você tem toque ou ruídos em um ou ambos ouvidos.
  • Você tem problemas para ouvir alarmes alternativo ou o toque de um telefone celular.

2. Como a Perda de Audição acontece?

Uma exposição única a um poderoso ruído, como uma explosão, pode danificar seu ouvir instantaneamente.

Exposições prolongadas a alto o ruído pode levar a um processo gradual, mas também permanente, perda de audição.

Podem ocorrer danos no ouvido com ruído níveis semelhantes aos de um cortador de grama por oito horasPrimeiramente, pode causar uma perda temporária de audição que pode durar tanto tempo como 14–16 horas.

Com exposição repetida ao alto níveis de ruído e exposições periódicas a muito altos níveis de ruído (por exemplo, com o uso de marteletes), conforme comum na maioria das construções locais de trabalho, sua audição pode não se recuperar totalmente.

Mais frequentemente, a perda de audição ocorre lentamente ao longo do tempo, desde a exposição a níveis moderados de ruído. 

Quando isso acontece, a perda auditiva torna-se permanente

É por isso que local de trabalho ruído às vezes é referido como perigo/risco de longo prazo — porque é indolor, processo gradual.

A perda auditiva ocorre quando cílios, células ciliadas minúsculas que revestem o ouvido interno, estão danificados, pois no início, os danos acontecem aos cílios que recebem as frequências mais altas.

cilios-perfeitos
Ouvido interno saudável revestido de cílios, pequenas células ciliadas que ajudam a ouvir.
cilios-perfeitos
Ouvido interno mostrando danos aos cílios.Graphics courtesy of National Hearing Conservation Association

Gradualmente, além do ruído danifica o ouvido, ele afeta também a fala. Se você ouvir uma fala abafada ou distorcida, isso pode ser uma indicação de que um já ocorreu perda auditiva substancial.

Além da perda auditiva, você também pode experiência zumbindo nos ouvidos, e pode ocorrer mesmo sem outro perda auditiva aparente. Ouvido interno saudável revestido de cílios, células ciliadas minúsculas que te ajudam a ouvir. 

3. Como Identifico o Ruído no Local de Trabalho?

A intensidade do som é medida em decibéis. 

Quando decibéis são ajustados conforme os sentidos do ouvido som, dessa forma a intensidade do nível de som é medida como dBA. 

Os decibéis são medidos em uma escala logarítmica, o que significa que um pequeno aumento no número de decibéis resulta em uma grande mudança na quantidade de ruído e o dano potencial à audição de uma pessoa.

Então, se o nível aumentar 5 dBA isso dobra a quantidade de ruído e reduz a quantidade recomendada de tempo de exposição pela metade. 

Medidor de Nível de Som e Dosímetro de Ruído

dosimetro

Estes equipamentos são utilizados pelos profissionais de segurança do trabalho, para medir os níveis de ruído. 

O microfone é posicionado no usuário na região do ouvido.

Os Equipamentos de trabalho identificados que são ruidosos podem ser rotulado com uma etiqueta de ruído perigoso.

Assim, é recomendado a utilização do dosímetro de ruído para documentar a exposição média de ruído com certeza sobre o seu trabalho dia ou de uma tarefa particular durante parte do seu dia de trabalho.

As Normas Regulamentadoras – NR-09 e NR-15, determinam que níveis de ruído no local de trabalho sejam mantido abaixo de 85 dBA como um Ponderado no tempo de 8 horas média. conforme o nível de ruído aumenta, isso danifica o seu ouvir mais rapidamente.

Importância deste conteúdo
IMPORTÂNCIA 95%

Pesquisa indica que sua audição pode ser danificado por exposições regulares de 8 horas a 85dBA.

Nesse sentido, quando o ruído é tão alto quanto 100 dBA (como uma britadeira ou soldador de pinos), pode levar exposições repetidas de apenas 1 hora por dia para prejudicar sua audição.

 Regra do 1 m e indicador de ruído  

Quando um medidor de nível de som não está disponível, você deve usar a regra de 1 metro. Fique sobre uma distância do braço de seu colega de trabalho. Se você tem que levantar a sua voz para ser ouvido a 1 metro de distância, então você deve assumir que o nível de som é igual ou superior a 85 dBA.

Contudo, utilizar somente quando os medidores não estão disponíveis e não tem efeito legal descrito na legislação, regra remendada pela OSHAS –  USA.

Gráfico de Nível de Ruído

gráfico medição do ruído

4. O que pode ser feito em Local Ruídoso?

Planejar com antecedência

Uma das melhores maneiras de reduzir a exposição a ruídos perigosos em um local de trabalho é planejando a exposição potencial antes do início das atividades.

Quando os trabalhos produzem altos níveis de ruído, existem maneiras de reduzir sua exposição, além dos protetores auditivos.

Por exemplo, seu empregador ou supervisor pode comprar materiais para construir barreiras de som ou programar atividades barulhentas durante as horas em que menos pessoas estão trabalhando. Seu empregador também pode alugar ou comprar equipamentos mais silenciosos.

Seu empregador deve realizar reuniões de segurança diárias ou semanais para discutir maneiras de limitar os altos níveis de ruído e outros perigos. 

Durante a segurança reuniões, o empreiteiro geral pode pedir aos subcontratados para descrever as tarefas planejadas para o dia ou semana onde o ruído perigoso pode ser gerado, bem como quais equipamentos serão utilizados; 

Mesmo mudanças no nível de ruído que parecem pequenas(por exemplo, 5 dBA) são realmente reduções significativas no ruído.

Aqui estão algumas maneiras específicas de limitar exposição:

  • Planeje fazer ou usar ruído pré-fabricado barreiras.
  • Peça ao seu empregador para comprar ou alugar mais silencioso equipamentos / ferramentas.
  • Limite as horas de trabalho em locais perigosos áreas de ruído.
  • Identifique o equipamento e as áreas de trabalho onde sinais podem ser colocados para alertar os outros trabalhadores sobre as áreas de alto ruído.
  • Use proteção auditiva para complementar a redução de ruído.

Controle de Ruído no Local de Trabalho

O local de trabalho é onde os trabalhadores podem ter o maior impacto, trabalhando com os empregadores para identificar equipamentos perigosos, perigo de conduta, avaliação e aplicar o processo de controle explicado a seguir. Dessa forma, o apoio do empregador para fornecer suprimentos (isolamento acústico, cabos de extensão, barreiras acústicas pré-fabricadas), ferramentas manuais e tempo de configuração suficiente são essenciais.

Processo de controle de ruído

A maneira mais fácil de ajudar a reduzir os níveis de ruído em seu local de trabalho é lembrar um processo de controle de risco de ruído em três etapas:

Reduza: Reduza o ruído usando o equipamento mais silencioso disponível. Por exemplo, escolha um gerador menor e mais silencioso.

Mova-o: mova o equipamento para mais longe com o uso de cabos de extensão, cabos de soldagem adicionais e mangueiras de ar (seguindo a corrente Padrões OSHA), pois os níveis de ruído diminuem à medida que aumentamos nossa distância de um objeto barulhento. Então, afaste o gerador ou encare-o em uma direção diferente de onde a maioria das pessoas está trabalhando, se você não precisar estar em uma área com muito ruído, vá para uma área mais silenciosa.

Bloqueie: Bloqueie o ruído construindo barreiras temporárias de madeira compensada ou outros materiais no local para evitar que o ruído alcance os trabalhadores. Asim, coloque uma caixa de madeira superdimensionada de cinco lados sobre o gerador. Adicione material absorvente acústico resistente ao fogo (espuma) dentro a Caixa. Se o gerador ficar no solo ou areia, isso ajudará a absorver parte do ruído.

Manutenção e modernização de equipamentos

A manutenção adequada de equipamentos e ferramentas pode resultar em níveis de ruído mais baixos. Podemos citar como exemplo a troca de vedações, lubrificação de peças, uso de lâminas e brocas afiadas, a instalação de silenciosos e a substituição de peças ou equipamentos defeituosos, ou gastos, podem reduzir significativamente os níveis de ruído no local de trabalho.

Você conhece equipamentos em seu local de trabalho que poderiam se beneficiar de manutenção regular para reduzir os níveis de ruído

Seu empregador deve certifique-se de que haja um programa de manutenção regular e que todos sigam o cronograma de manutenção.

Com alguma engenhosidade, equipamentos ainda mais antigos e barulhentos podem ser modificados adicionando silenciadores, novas vedações ou painéis isolados

Os funcionários podem use acessórios de equipamento de redução de ruído quando disponibilizados pelo empregador.

Os empregadores podem procurar maneiras de reduzir a intensidade do som das ferramentas em seu estoque atual.

Os empregadores podem reduzir os níveis de ruído do local de trabalho seguindo as recomendações das normas regulamentadoras:

  • Identifique as principais fontes de ruído e possíveis soluções de controle.
  • Planeje com antecedência e limite a exposição do trabalhador tanto quanto possível.
  • Realize manutenção regular.

 

5. O que pode ser feito se os controles de engenharia e administrativos não forem suficientes?

Seleção e uso adequados de proteção auditiva - EPI

Se outras estratégias de controle para reduzir os níveis de ruído não puderem ser usadas ou falharem em reduzir os níveis de ruído abaixo dos limites de exposição permitidos pela norma regulamentadora.

O Equipamento de Proteção Individual – EPI de proteção auditiva, existem muitos tipos diferentes. Cada tipo é projetado para certas condições de ruído. 

Mas lembre-se:  a menos que você os use corretamente e use-os o tempo todo em áreas de alto ruído, os dispositivos não serão eficazes.

A conveniência e o conforto são importantes para o uso frequente de dispositivos de proteção auditiva.

Protetores de ouvido e tampões de espuma na maioria dos casos oferecem a maior redução de ruído. No entanto, plugues pré-formados ou tampas de canal podem ser mais convenientes onde o trabalho de construção gera níveis moderados de ruído médio diário. 

Não existe um dispositivo que seja o melhor tipo para todas as situações.

Seu empregador é responsável por selecionar, ajustar e manter os dispositivos de proteção auditiva e deve fornecê-los a você sem nenhum custo e treiná-lo em seu uso.

Se você não tiver proteção auditiva para tarefas de trabalho com alto ruído, solicite-a. 

Empreiteiros e trabalhadores devem considerar o seguinte ao selecionar e usar equipamento de proteção: o nível de ruído da tarefa, necessidades de comunicação, conveniência, conforto, higiene, redução de ruído dos dispositivos de proteção auditiva e capacidade auditiva.

Cada tipo de proteção auditiva tem instruções do fabricante para uso e manutenção.

Siga estas instruções e substitua os dispositivos quando eles parecerem gastos, sujos ou quebrados. 

Sempre use proteção auditiva para proteja-se de altas exposições a ruídos, tanto no local de trabalho quanto em casa.

Nem os fones de ouvido para reprodutores de música portáteis nem os aparelhos auditivos são substitutos dos dispositivos de proteção auditiva.

O melhor dispositivo de proteção auditiva é aquele que você realmente usará.

6. Testes Auditivos Regulares

Se você é exposto rotineiramente a níveis perigosos de ruído, seu empregador deve fornecer testes de audição anuais para monitorar sua perda auditiva ao longo do tempo

O teste inicial (linha de base) será usado como teste de referência. 

Testes futuros deveriam ser comparado à linha de base para ver se você precisa fazer mais para proteger sua audição.

Esses testes de audição podem detectar pequenas mudanças na capacidade auditiva que ocorreram desde os testes anteriores. Quando mudanças na capacidade auditiva são detectadas, um novo teste é comum para determinar se a mudança é permanente ou temporária.

Os testes são relativamente baratos e levam cerca de 20 a 30 minutos para serem realizados e obter resultados.

Ao analisar seu teste de audição, níveis maiores que 25 dBA indicam deficiência.

Além disso, perdas nas frequências mais altas (3000, 4000, 6000 hertz) são mais significativas e você deve discuti-las com seu fonoaudiólogo.

Você também pode fazer o monitoramento diário de sua audição com um simples autoteste.

Isso funciona melhor se você for trabalhar sozinho.

Quando você alcançar seu local de trabalho e estiver desligando o motor do carro, ligue o rádio de modo que mal fique alto o suficiente para ouvir (as estações de rádio funcionam bem para este exercício) e continue com o seu dia.

Ao retornar no final do turno de trabalho, verifique se ainda consegue ouvir o rádio com o motor ligado, mas desligado. Se você não pode ouvir o rádio, pense no que pode ter prejudicado sua audição e como você poderia protegê-la melhor.

Lembre-se das 3 etapas para controle de ruído:

Reduza: Use o equipamento mais silencioso disponível.

Mova-o: afaste os equipamentos barulhentos dos trabalhadores.

Bloqueie: Erga barreiras temporárias para impedir que o ruído alcance os trabalhadores.

VOCÊ TEM SOMENTE UM CONJUNTO DE ORELHAS - PROTEJA-OS

0 Comentários

Deixe um comentário

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.

Trabalhar no Frio – Dicas de Segurança Responsabilidade da Liderança na Segurança do Trabalho Segurança com Escadas Portateis – Webstories Segurança com Escadas Portáteis Dirigir com Sono e Distraído – Webstories Como Evitar Picada de Insetos? – Webstories Site Manual da Segurança do Trabalho – Webstories Protetor Auricular (EPI) – Webstories