O Risco Biológico esta presente em atividades de atendimento em hospitais, serviços de emergência, enfermarias, ambulatórios, postos de vacinação e outros estabelecimentos destinados aos cuidados da saúde humana, esgotos (galerias e tanques), lixo urbano (coleta e industrialização), contato em laboratórios, com animais destinados ao preparo de soro, vacinas e outros produtos, laboratórios de análise clínica e histopatologia (aplica-se tão-só ao pessoal técnico), gabinetes de autópsias, de anatomia e histoanatomopatologia (aplica-se somente ao pessoal técnico), cemitérios (exumação de corpos), estábulos e cavalariças, e resíduos de animais deteriorados.
1. Agentes Biológico - Conceito
Agentes são microrganismos vivos de tamanho microscópico,
sem cheiro, sem cor ou sem outra propriedade que nos permita detectá-los por meio de nossos sentidos.
O acesso dos agentes biológicos ao corpo humano pode ocorrer pelo sistema respiratório (nariz), pela pele (também por feridas e arranhões), pelo sistema digestivo (boca) e pela mucosa dos olhos. Podem, ainda, ser transportados por partículas de pó ou estar em suspensão no meio ambiente. Desta forma, podemos encontrá-los no ar, na água, nas matérias primas, em equipamentos utilizados nas indústrias, na superfície da pele dos trabalhadores, nas superfícies de trabalho etc. (BREVIGLIERO, POSSEBON, SPINELLI, 2012).
A Norma Regulamentadora NR 15 – ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES – ANEXO N.º 14 – AGENTES BIOLÓGICOS
Estabelece que atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa, garantem ao Trabalhador um adicional de 20% ou 40% do salário mínimo regional.
Importante ressaltar que o adicional deverá ser definido em um laudo de Insalubridade das atividades laborais. Temos um artigo de Insalubridade que detalha este Laudo e Condições Insalubres
2.Classificação dos Agentes Biológicos
Esses níveis estão em uma ordem crescente de risco biológico e correspondem às classes de risco valor biológico do microrganismo, permitindo ao profissional de saúde exercer suas atividades em segurança.
O manuseio de outros produtos biológicos deve seguir os regulamentos que determina o nível apropriado de biossegurança.
Contenção primária envolve proteção pessoal e imediata do meio ambiente através de boas práticas laboratórios, bem como o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva que foram projetados, usados, mantidos adequadamente e fazem parte de um programa de manutenção.
Contenção secundária envolve a proteção do meio ambiente externo ao laboratório de microrganismos manipulados (Mastroeni, 2004).
3. Medidas de Controle dos Risco Biológico
As medidas de controle de agentes biológicos aplicados na fonte para evitar a presença (existência) de microrganismos no local de trabalho. Assim, eles são os mais importantes, pois visam eliminar o risco.
No entanto, se não for possível eliminar o risco, devemos pensar em uma maneira de neutralizá-lo, ou seja, viver com riscos de uma maneira que não prejudique o trabalhador.
Nesse contexto, as outras medidas controle: aqueles aplicados na trajetória para evitar contaminantes proliferam no meio ambiente administrativo e relacionado à para complementar os dois descritos anteriormente.
Medidas relacionadas ao meio ambiente (adotadas fonte e / ou trajetória):
- modificação do processo,
- término (isolamento) do processo,
- esterilização de instrumentos e objetos de pacientes em estabelecimentos de saúde,
- limpeza e desinfecção de superfícies e móveis fixos em ambientes de trabalho,
- ventilação (usando filtros de ar em ambientes de trabalho com ar condicionado),
- controle de vetores (roedores, morcegos, ninhos de pássaros) e seus excrementos) e
- sinalização.
Medidas administrativas e relativas ao trabalhador:
- treinamento nos métodos de trabalho,
- informação sobre os riscos dos agentes biológicos,
- diminuição do número de pessoas expostas,
- controle médico (realização de exames periódicos e emprego de vacinas),
- estabelecimento de procedimentos de higiene pessoal (não beber ou comer nos locais de trabalho,
- ter dois vestiários – um para roupa de trabalho e outro para roupa comum, tomar banho antes das refeições e após o término do trabalho) e
- uso de EPIs.
Existem algumas regras e / ou recomendações gerais para práticas seguras no manuseio de agentes biológicos, a saber:
1) Um manual de segurança e / ou procedimentos no local de trabalho devem ser adotados.
2) A pessoa responsável pelo laboratório ou produção deve garantir o treinamento de todos os funcionários na área de segurança e garantir que eles estejam cientes e apliquem as práticas e procedimentos contidos no manual.
3) O símbolo internacional de risco biológico deve ser colocado nas portas dos locais onde se manipulam micro-organismos dos Grupos de Riscos II, III e IV.
continua...
4) Transporte óculos, máscaras, viseiras ou outro equipamento de proteção quando necessário.
5) Evite usar lentes de contato no local de trabalho.
6) Calçado adequado deve ser usado quando necessário.
7) Os trabalhadores devem lavar bem as mãos após o manuseio materiais infecciosos, contato com animais e sempre que eles saem do laboratório. É o uso de toalhas descartáveis é fundamental.
8) Todos os procedimentos devem ser realizados para minimizar a formação de aerossóis.
9) O local de trabalho deve sempre ser mantido arrumado e limpo.
10) As superfícies de trabalho devem ser descontaminadas, pelo menos uma vez ao dia ou após qualquer derramamento de material potencialmente perigoso.
11) Todos os trabalhadores que manipulam produtos biológicos devem coletar e guarde as amostras de soro para referência. De acordo com a natureza do agente manipulado, pode ser necessária uma amostragem serial e de sangue.
12) É essencial ter um programa de controle para lidar com agentes infeccioso.
5. Acidentes com Agentes Biológico
Acidentes com materiais biológicos podem ter várias causas.
A lógica das causas que condicionaram o desencadeamento do acidente, incidente ou exposição deve ser analisada por uma descrição do fato em etapas, nas quais as diferentes falhas – causais, técnicas, organizacionais e humanas – serão detalhadas para posterior investigação e correção do procedimento.
É obrigação da instituição garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores sob sua responsabilidade. Paralelamente a esse dever, há o direito do trabalhador à proteção efetiva de sua segurança e saúde no trabalho.
6. Análise de Acidentes e Incidentes - Risco Biológico
Acidentes e incidentes resultantes das atividades de uma empresa devem ser analisados, investigados e documentados, para evitar repetições e/ou minimizando os efeitos.
A obrigação de relatar acidentes e de imediato é uma estratégia que deve ser adotada nas empresa. As atividades da organização devem ser modificadas para eliminar as causas e contribui para a melhoria continua da Gestão de Segurança – Risco Biológico.
7. Como proceder em caso de Acidente com Agente Biológico
- Manter a situação sob controle toda vez que ocorrer um acidente com agentes biológicos, e pensar na melhor solução para minimizar os riscos e danos, sem atropelos.
- Isolar a área.
- Tentar manter a calma e chamar imediatamente o responsável pelo setor para o controle da situação e para evitar aglomeração na área.
- Atender o acidentado e fazer a contenção do acidente.
- Não permitir vazamento e disseminação do material que gerou o acidente.
- Cobrir o líquido derramado ou fluído com hipoclorito de sódio.
- Não varrer o local antes de descontaminar a área.
- Registrar o acidente e apresentar o fato ao responsável superior pelo setor.
- Em caso de emergência, proceder ao encaminhamento do acidentado a um hospital ou pronto-atendimento.
NOTAS
Este artigo como principal objetivo embasar e comburir com o conhecimento para profissionais de SST, RH, Gestão de SMS, gerentes, coordenadores, líderes, assim como, todos os prevencionistas. Em função disso, coletamos informações de referência em livros, artigos e publicações técnicas renomadas.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é teórico e elaborado para a realidade conceitual. Assim sendo, a sua implementação deverá estar adaptada em cada caso ou frente de serviço.
Todo o conceito sãoo genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.
Portanto, a responsabilidade das implementações é exclusivamente da pessoa que estará executando nas frentes de trabalho!!!
Referencia bibliográfica:
Higiene no Trabalho – Monica Beltrami / Silvana Stumm
Proteção contra riscos biológicos – Pedro Teixeira / Rafael Coutinho
0 Comentários