A Permissão de Trabalho(PT) ou Permissão para Trabalho(PPT) é um documento de autorização para o exercício de determinada atividade profissional, seja em máquina, área e/ou instalação. Assim este documento propiciar ao trabalhador atuar com mais segurança, ciente dos fatores relacionados aos riscos da operação, treinado e protegido em áreas que apresentam riscos.
Para a execução de serviços em áreas de risco, como trabalhos a quente, movimentação de grandes cargas, com radiação ionizantes, trabalhos em espaços confinados e/ou trabalhos em altura, diversos fatores devem ser analisados e medidas preventivas devem ser tomadas para evitar acidentes de trabalho.
Entre as medidas preventivas está a emissão da Permissão de Trabalho (PT), que deve ser obrigatória antes do exercício de atividades de risco.
Importante ressaltar que a Permissão de Trabalho é um documento solicitado por algumas Normas Regulamentadoras – NR e que descreve as medidas preventivas obrigatórias para a realização de um trabalho seguro, além de instruções para situações de emergência ou resgate de trabalhadores, riscos das atividades e a recomendação de Equipamentos de Proteção Individual-EPI
Benefícios da Permissão de Trabalho-PT?
O objetivo da Permissão de Trabalho é que todas as partes: trabalhadores, profissionais de SST, gestores, encarregados, supervisores, etc, conheçam e saibam as exigências para a realização de qualquer atividade que envolva risco à saúde e à integridade física das pessoas presentes na operação.
O documento deve descrever todo o fluxo de etapas de um serviço com riscos potenciais de acidentes a serem executados nas diversas áreas.
Desta forma, a empresa implementa um processo de controle dos trabalhadores que devem realizar atividades de risco. Ou seja, o Permissão de Trabalho serve para melhorar as condições das atividades de construção civil, reparo ou inspeção de equipamentos, manutenção de instalações, montagem e desmontagem de estruturas metálicas, sejam realizadas com segurança no local de trabalho.
Ao reduzir a probabilidade de um trabalhador exercer atividades sem a devida autorização de trabalho, estamos prevenindo acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais decorrentes da exposição a fatores de risco em ambientes que devem ser controlados.
Quando é emitida a autorização de trabalho – PT?
Como boa prática, as atividades rotineiras de baixo risco não se emite a PT, somente em atividades de risco ou em áreas com periculosidade elevada.
As autorizações de trabalho devem se aplicar a todas as áreas da empresa com risco elevado ou local periculoso, incluindo aos prestadores de serviços e deve ser emitida sempre antes do início das atividades.
O serviço nunca pode ser iniciado antes que seja imitida a PT e que todas as medidas preventivas sejam implementadas e verificadas. Os trabalhadores devem estar cientes dos riscos das atividades, assim como, as medidas de prevenção e o planejamento das atividades.
Antes da PT deve-se elaborar a APR – Análise Preliminar de Risco da atividade, prevendo todos os potenciais riscos das atividades. A PT deve contemplar as informações da APR da atividade.
Exemplos de atividades que devem ter a permissão de trabalho
Como exemplos de atividades que necessitariam da autorização de trabalho, temos: trabalho a quente(soldagem e corte), trabalho em espaços confinados, trabalho em altura, içamento de grandes cargas, trabalho com eletricidade, radiação ionizante, escavações, manipulação de inflamáveis, ambientes com gases, produtos químicos e todas as atividades que as Normas Regulamentadoras determinarem.
Como é emitida a Permissão de Trabalho?
A permissão de trabalho deve ser escrita pelos responsáveis e liderança direta e indireta das atividades a serem executadas. Geralmente os encarregados, supervisores, lideres dos setores e/ou o SESMT contribuem na elaboração e emissão da PT.
O encarregado da atividade procura o responsável pela emissão da PT, com a APR(análise preliminar de risco) já montada e assinada, e solicita a abertura do documento. O emissor escutando e pegando as contribuições dos envoltos emite o documento que deve ser assinado por todos.
As Permissões de trabalho devem incluir instruções formais sobre como executar as tarefas com segurança, incluindo uso de equipamento de proteção individual (EPI), descrição das atividades, risco de acidentes de trabalho, medidas preventivas para minimizar ou neutralizar os agentes de risco, plano em situações de emergências e muito mais. As autorizações de trabalho devem ser entregues e lidas aos trabalhadores antes da execução dos serviços.
Existem várias etapas de permissão de trabalho que devem ser concluídas antes de iniciar o trabalho. Analisar o ambiente de trabalho e verificar/documentar todos os perigos, realizar adequadamente uma análise de risco que descreverá as etapas de cada tarefa, seus riscos e precauções. Ao realizar um evento, os documentos devem ser assinados por todos os participantes.
A autorização é fundamental não só para a segurança do trabalhador, mas também para tirar dúvidas sobre todas as atividades e cuidados que devem ser seguidos pelo trabalhador durante a operação.
Quem pode emitir a Permissão de Trabalho?
Os Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança, bombeiros da empresa ou pessoal definida pela empresa, com qualificação em segurança do trabalho, poderão emissão das Permissões de Trabalho.
O requerente da PT é responsável por supervisionar e acompanhar continuamente os trabalhos durante a execução e, caso ocorram alterações no processo de execução, a atividade deve ser interrompida e o responsável pela emissão das Permissões de Trabalho é imediatamente notificado.
O trabalhador autorizado a assinar a Permissão de Trabalho é o responsável pela área ou setor em que o trabalho será realizado, com o SESMT e/ou corpo de bombeiros da empresa, se houver.
Em hipótese alguma este trabalhador poderá assumir a função de solicitante ou responsável pela avaliação e tomada de decisões sobre a emissão de Permissões de Trabalho.
O que deve constar na PT?
A Permissão de Trabalho deve conter instruções formais sobre como executar as tarefas com segurança, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), descrição das atividades, riscos de acidentes de trabalho, entre outras informações. A Permissão de Trabalho deve ser entregue ao trabalhador antes da execução do serviço.
Existem várias etapas da Permissão de Trabalho que devem ser concluídas antes de iniciar o trabalho. Analisar o ambiente de trabalho e verificar/registrar todos os fatores que apresentam perigos, realizando adequadamente uma análise de risco onde serão descritos os passos de cada tarefa, seus riscos e prevenções.
No momento da realização da atividade, o documento deverá ser assinado por todos os participantes.
Como usar a Permissão de Trabalho-PT?
A Permissão de Trabalho deverá estar nas frentes de trabalho devidamente assinada pelos envolvidos e os trabalhadores devem estar cientes dos riscos e as suas respectiva ações preventivas e emergenciais.
Temos 3 etapas da permissão de trabalho:
Antes de começar as atividades
- Visite os locais de trabalho e analise os fatores que representam ameaças ao aos trabalhador.
- Fazer uma análise de risco com todos os detalhes, observando os itens da APR. Colocar as etapas de trabalho e suas respectivas medidas preventivas.
- Os trabalhadores, responsáveis pela área, encarregados e líderes, devem assinar o documento.
- Não iniciar as atividades antes das medidas preventivas terem sido realizadas.
Durante as atividades
- Leia a PT em voz alta e colete assinaturas dos participantes.
- Os trabalhadores devem garantir que o local de trabalho seja segregado e sinalizado
- É necessário seguir cuidadosamente todos os passos indicados na autorização de trabalho e qualquer alteração deve ser comunicada imediatamente ao responsável pela autorização de trabalho.
- Coloque autorizações de trabalho em lugar visível e deixar disponível para consultas, com a APR.
- Se algo der errado, todos têm que parar o serviço e contar para toda a equipe o que aconteceu, para a falha ser descoberta e ações preventivas sejam tomadas para evitar que aconteça novamente.
Após as atividades
- Deve ser feita uma inspeção completa para remover tudo o que ainda possa estar em operação (lixo, peças e estruturas soltas, materiais inflamáveis, ferramentas).
- O líder dos trabalhos, solicitante da PT, deve informar o emissor que as atividades foram concluídas e solicitar o fechamento do documento.
Qualquer dúvida ou mudança dos riscos do cenário inicial, as atividades devem ser paralisadas e os responsáveis deverão ser informados para buscar outras soluções para os riscos modificados.
Na dúvida, pare a atividade e pergunte a liderança
Conclusão – Permissão de Trabalho-PT
Portanto, a Permissão de Trabalho é um documento importante junto coma APR para prevenção de acidentes e evitar a contaminação do trabalhador nas frentes e trabalho.
Além disso, visa treinar os trabalhadores e alertar os envolvidos a importância de trabalhar com Segurança e Saúde.
Implemente já a PT em sua empresa, pois ela vai ajudar muito como ferramenta de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
0 Comentários