Luvas de Proteção EPI – Primeiramente podemos dizer que as mãos, são mecanismos insubstituíveis, ferramentas naturais, presentes em todas as nossas atividades.
As Mãos e dedos estão expostos a cortes, arranhões, contusões e queimaduras, sendo assim as partes do corpo mais atingidas nos acidentes de trabalho.
Na maioria destes acidentes poderiam ser evitados se as luvas de proteção EPI fossem utilizadas e corretamente na realização de suas tarefas.
Para cada tarefa existe um tipo de luva de proteção EPI adequada. As mais utilizadas, em função dos agentes agressivos, são:
Luvas de Amianto.
- Proteção contra queimaduras, no manuseio de materiais aquecidos.
Borracha para Alta Tensão:
- Proteção contra choques elétricos. Deve ser usada por baixo da luva de pelica, portanto, uso exclusivo de eletricistas habilitados.
PVC Lisa:
- Proteção contra irritações e dermatites, no manuseio de produtos químicos.
PVC Granulada:
- Mesma indicação, porem, proporcionam maior firmeza no transporte de peças.
Raspa de Couro:
- Proteção contra cortes, fagulhas e perfurações de natureza leve.
Borracha:
- Proteção contra irritações no manuseio de produtos para limpeza de pisos, sanitários, etc, sem risco de corte por rebarbas.
Raspa Forrada:
- Proteção contra calorias e respingos de solda.
Importante sobre Luvas de Proteção EPI
Não utilize máquinas rotativas com luva de proteção, pois podem prendelas nas partes moveis.
Afinal, as mãos conseguem realizar tarefas das mais artesanais até as mais mecanizadas; das mais leves até as mais pesadas, enfrentando diariamente uma infinidade de perigos.
Por fim, dispomos apenas de duas mãos para toda a vida, e elas dependem o nosso sustento e de nossa família.
NOTAS
Os DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, assim como, tem a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica.
Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.
Portanto, a responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!
0 Comentários