Livros de DDS - Baixe Agora Grátis

Resumido e Revisados – 2023
Improviso de Ferramentas e Procedimentos de Trabalho - DDS
Improviso de Ferramentas e Procedimentos de Trabalho - DDS

O trabalhador brasileiro é, talvez, um dos mais versáteis e possui um grande poder de imaginação que o leva a Improviso de Ferramentas incomparável.

Essa imaginação e o Improviso de Ferramentas, quando não dosadas com muito BOM SENSO, podem causar sérios transtornos, sendo os mais comuns, os acidentes.

O uso de caixotes no lugar de escadas, chaves de fenda no lugar de talhadeiras, alicates no lugar de martelos , “GAMBIARRAS”, são improvisações que, além de prejudicar os equipamentos, criam sérios riscos de acidentes.

A falta de conhecimentos técnicos mais profundos dos processos de trabalho e dos equipamentos, aliada à falta de consciência dos riscos, têm sido causa de perigosas improvisações, que provocam acidentes com lesões graves irreparáveis e, até mesmo, fatais.

É preciso, portanto, ter muito cuidado com as improvisações… e os chefes de todos os níveis, devem ficar atentos com os “ARTISTAS DOS 7 INSTRUMENTOS”, pois podem ser presas fáceis de suas próprias armadilhas.

Dicas Segurança com Ferramentas – Saiba mais

Ferramentas Improvisadas: nunca se contente com ferramentas que não sejam adequadas para as funções e não faça ferramentas. Os produtos industrializados passam por um rígido controle de qualidade.

Ferramentas danificadas: antes de usar, verifique cuidadosamente o equipamento quanto a quaisquer defeitos ou mau funcionamento. Se você encontrar algo, descarte-o imediatamente e substitua-o por peças novas.

Transporte corretamente: Sempre que precisar movimentar ferramentas, nunca use bolsos, pois muitos bolsos possuem cortes e pontas. Use um cinto adequado.

NOTA:

DDS são ferramentas importantes na gestão de SMS, com a função de instruir os funcionários antes do início de suas atividades laborais. 

IMPORTANTE: O conteúdo é meramente sugestivo e elaborado para a realidade de uma frente de serviço teórica. Todos os DDS são genéricos e devem ser adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa ou setores.  

A responsabilidade do DDS é exclusivamente da pessoa que estará realizando o diálogo nas frentes de trabalho!!!

Segurança do Trabalho – Ministério da Educação

0 Comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile