Em grandes obras para agilizar e melhora a produtividade das construções muitas peças são fabricadas em ambientes mais controlados nas questões de segurança e qualidade do produto.
A atividade de movimentação de carga podemos dividir em 2 tipos:
1. Segurança no Transporte de Carga, Equipamentos e Estruturas – Veículos transportadores e movimentadores; e
2. Segurança no Lançamento de Carga, Equipamentos e Estruturas – Lançamento Mecanizado de equipamentos/cargas com Guindastes e equivalentes.
NOTA – Logo, o transporte interno de carga e materiais, com empilhadeiras, tratores/carretas, caçambas, etc.) possuem vários riscos específicos e serão abordadas em outro artigo.
1. Segurança no TRANSPORTE de Carga, Equipamentos e Estruturas
A princípio, o transporte das cargas são realizadas principalmente por caminhões normais ou especiais como as Dollys.
O Segundo, são veículos articulados que possibilitam uma maior mobilidade e acomodam peças de grandes dimensões e peso. Dessa forma são utilizadas em poucas distâncias, já o caminhões tradicionais carregam grandes distancias entre a fabrica e o canteiro de obras.
Em função disso, segue abaixo os principais riscos na Segurança na Movimentação de Cargas, Equipamentos e Estruturas:
Queda da equipamento/carga/materiais;
Tombamento do veículo ou guindaste;
Atropelamento de pessoas;
Colisão entre veículos, carga e guindastes;
Colisão com estruturas, passarelas, placas,obstáculos, zonas de risco:
Arruamento da fabrica ou da cidade; – Máquinas e equipamentos; – Utilidades (tubulação, reservatórios, postes);e – Prediais (colunas, vigas, paredes).
Medidas de Controle
1. Equipamentos
Limitadores de velocidade;
Qualificação ou certificação inicial;
Itens de segurança;
Segurança e bloqueios do sistema do equipamento;
Sirenes de alertas;
Câmera de ré; e
Verificação dos fluídos hidráulicos, sistemas de freios e elétricos.
2. Operadores do equipamento
Certificação de Qualificação do operador;
CNH e Curso de direção defensiva;
ASO – com exames complementares definidos pelo PCMSO;
Da mesma froma, possuir conhecimento das normas e procedimentos específicos de cada equipamento que opera (circulação, estacionamento, carga e descarga)
3. Operadores do equipamento
Sinalização de vias – Placas, cones, bloqueadores físicos, cercas e etc.
Regras de circulação – velocidades permitidas, conversões, restrições de acesso, etc
2. Segurança no Lançamento de Carga, Equipamentos e Estruturas
Os riscos podem ser entendidos como a soma daqueles vistos na operação do equipamento, ainda mais aos da movimentação da carga, listados abaixo:
Medidas de Controle
Planeje a atividade de içamento com cuidado, definindo: o local de içamento; assim como, o local onde a carga ira ser posicionada; por onde a carga passará – verificação de interferências; qual dispositivo de içamento correto vai ser utilizado para a carga – cintas, cabo de aço, corda guia, etc.
Os guindastes devem ser operados somente por pessoal qualificado e treinado.
Uma pessoa competente designada deve inspecionar o guindaste e todos os controles do guindaste antes do uso.
Certifique-se de que o guindaste esteja em uma superfície / nível firme / estável.
Durante a montagem ou desmontagem, não destrave nem remova os pinos a menos que as seções estejam bloqueadas e seguras (estáveis).
Realizar sinalização para impedir o acesso de pessoas no raio de giro do guindaste.
Observe as linhas de energia elétrica suspensas e mantenha pelo menos uma distância de segurança de 4 metros das linhas.
. Inspeção de Manutenção Preventiva e Corretiva: o sistema “cor do trimestre” para dispositivos auxiliares; dessa forma, as o verificações diárias a previsão de prazos por família, item, etc;
Inspecione todos os rigging antes de usar; não enrole as linhas de elevação ao redor da carga.
Certifique-se de usar o gráfico de carga correto para a configuração e a configuração atuais do guindaste, o peso da carga e o caminho de elevação.
Não exceda a capacidade do gráfico de carga ao fazer levantamentos.
Levante a carga alguns centímetros, segure, verifique a capacidade / equilíbrio e teste o sistema de freio antes de entregar a carga.
Utilize dispositivos adequados para o tipo de carga que irá içar.
Por fim, não mova cargas sobre os trabalhadores.
Outras medidas de controle…
Observação o procedimento operacional específico;
Estabelecimento de regras claras e padronizadas de comunicação entre operadores e auxiliares;
Exames médicos especiais para operadores;
Gerenciamento de terceiros;e
Sinalização e isolamento das áreas sob a carga em movimento.
Portanto, a Segurança na Movimentação de Carga, Equipamentos e Estruturas depende muito das ações comportamentais e das condições dos equipamento.
Antes no início das atividades realize um DDS como os colaboradores conforme DDS-04 – IÇAMENTO DE CARGA.
NOTAS – Insalubridade O Que É ? Quando devo Ganhar?
Este artigo como principal objetivo embasar e comburir com o conhecimento para profissionais de SST, RH, Gestão de SMS, gerentes, coordenadores, líderes, assim como, todos os prevencionistas. Em função disso, coletamos informações de referência em livros, artigos e publicações técnicas renomadas.
IMPORTANTE: Primeiramente podemos dizer que o conteúdo é teórico e elaborado para a realidade conceitual. Assim sendo, a sua implementação deverá estar adaptada em cada caso ou frente de serviço.
Todo o conceito sãoo genéricos e devem adaptados a realidade das frentes de trabalho, pelo profissional de SMS( Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e/ou lideres da empresa, ou setores.
Portanto, a responsabilidade das implementações é exclusivamente da pessoa que estará executando nas frentes de trabalho!!!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
0 Comentários