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Avaliação do Posto de Trabalho – Ergonomia

Um análise no posto de trabalho é fundamental para identificarmos os riscos ergonômicos  dos trabalhadores.

O que é Ergonomia?

A International Ergonomics Association (IEA) explica que a ergonomia é uma disciplina que estuda a relação entre o ser humano e o ambiente de trabalho (sistema) e outros elementos da profissão. É uma ciência que busca aplicar teorias, princípios, dados e métodos para otimizar o bem-estar humano e melhorar o desenvolvimento de todo o sistema de trabalho. No ambiente de trabalho, está relacionado à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores no desempenho das atividades laborais, bem como ao funcionamento normal de todos os equipamentos envolvidos no sistema de trabalho.

O que é Posto de Trabalho?

É um local ou espaço físico onde os trabalhadores realizam as atividades laborais e se integram ao ambiente de trabalho. Por sua vez, o ambiente de trabalho pode ser investigado de diferentes ângulos. 

Posto de Trabalho - Ergonomia

O ponto mais importante é a análise da segurança e saúde no trabalho, preocupando-se com o bem-estar do trabalhador, capacitando-o para a realização de atividades com base nas condições básicas de saúde. 

O local de trabalho é analisado sob vários aspectos, como condições das instalações, status dos móveis e equipamentos institucionais. 

Na unidade do Ministério da Saúde de Brasília, a análise foi realizada pela Secretaria de Saúde do Servidor (Diass), responsável pelas operações de monitoramento de saúde e segurança no trabalho da Coordenação de Saúde do Servidor (Coass).

Mobiliário Ergonômico

A Norma Regulamentadora n.º 17 – NR17, nos itens 17.3, 17.4 e 17.5, trata sobre o mobiliário ergonomicamente adequado para os ambientes de trabalho, dos equipamentos às condições ambientais nas quais devem ser cumpridas as tarefas laborais do trabalhador.

Em seu artigo 17.3.1, a Norma também estabelece os critérios a ser seguidos para o desenvolvimento do trabalho na posição sentada. O mobiliário deve possuir regulagens para que o próprio trabalhador possa adaptá-los às suas características antropométricas, como altura, peso etc.

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Temperatura 

De acordo com a ISO 9241, a temperatura do ambiente de trabalho deve ser controlada entre 20ºC e 23ºC. 

Iluminação 

A iluminação natural ou artificial, geral ou complementar adequada às atividades deve ser uniformemente distribuída e difusa, o projeto e a instalação podem evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contraste excessivo. O nível de iluminação deve ser 500- -750-1.000 lux, adequado para tarefas com requisitos de visão normal, máquinas de médio porte e trabalhos de escritório, conforme especificado na NBR Inmetro 5413.

Nível de ruído

De acordo com a NR MTE 17 e NBR Inmetro 10152, o nível de ruído aceitável deve ser de até 65 dB (A) para conforto. O nível de ruído acima desta frequência deve ser reavaliado.

Avaliação do Posto de Trabalho

Avaliação de emprego A avaliação ergonômica do posto de trabalho é realizada pela Secretaria de Saúde do Servidor (Diass / Coass / Cogep). Aqui estão algumas dicas sobre como ajustar você:

1) Sente-se direito. Traga os quadris para trás o mais próximo possível das costas da cadeira.

 

Posto de Trabalho - Ergonomia 2

2) Ajuste a altura da cadeira em relação à mesa. Levante ou abaixe o assento para dobrar o cotovelo em 90 °.

 

Posto de Trabalho - Ergonomia 2

3) Avalie o ângulo de seu cotovelo em relação à estação de trabalho. Sente-se bem próximo à mesa, com os braços confortavelmente paralelos à coluna. Coloque as mãos e antebraços na superfície da mesa ou no teclado do computador em que está trabalhando. Eles devem estar em um ângulo de 90 graus. Não estique os braços para a frente nem dobre os cotovelos para trás ao digitar.

Posto de Trabalho - Ergonomia 7

4) Posicione o mouse próximo ao teclado. Mantenha-o em uma posição que permita alternar entre o teclado e o mouse com a menor amplitude de movimento possível, para que você possa fazer o mínimo esforço. Se houver um teclado alfanumérico do lado direito do teclado, você pode preferir usar o mouse do lado esquerdo; isso se concentrará nas partes mais usadas do teclado. Você também pode alternar entre usar o mouse com as mãos direita e esquerda para diluir os efeitos do uso repetido.

Posto de Trabalho - Ergonomia 2

5) Escabelo. Como a altura da maioria das mesas é fixa, você precisa ajustar a altura da cadeira para colocar os braços e as mãos na mesa corretamente. De acordo com a medição de cada trabalhador, após o ajuste, é necessário o uso de dois apoios para os pés para manter a parte inferior das coxas encostada na borda do assento sem pressão. Os joelhos devem ficar alinhados com os quadris.

6) Ajuste a inclinação e altura do encosto. Caso a cadeira não possua sistema de ajuste, pode-se usar uma almofada de encosto para ajustar a adaptabilidade do encosto para maior conforto.

Posto de Trabalho - Ergonomia 2

7) Ajuste a tela / tela. Ajuste a distância dos olhos à tela. Ao usar duas telas, tente não deixar espaço entre elas. A tela principal deve estar na sua frente e as duas telas devem ser preferencialmente do mesmo modelo. Normalmente, mantenha a tela um braço afastado da cabeça. Para o uso de óculos / correção de visão, o conforto visual precisa ser ajustado de forma adequada. 

8) Ajuste o brilho e o contraste do display. Ao trabalhar em frente à tela do computador por um longo período, ajuste as opções de brilho e contraste até encontrar uma configuração que deixe seus olhos mais confortáveis ao olhar para a tela. Reduza o brilho na tela fechando as cortinas.

9)Ajustes em geral. Arranje a disposição dos itens que você utiliza durante o trabalho próximos a você. Posicione o telefone, os itens de escrita, os livros e outros materiais frequentemente usados a uma pequena distância para que sejam alcançados enquanto assentado. Você não deve precisar se alongar para alcançar esses itens. Indicamos que evite o excesso de objetos na área de trabalho para facilitar as atividades, a mobilidade e a higiene do ambiente.

Não espere até ter problemas antes de fazer esses ajustes ergonômicos. Pode ser muito mais difícil recuperar-se de uma lesão do que preveni-la.

Riscos Ergonômicos

O risco ergonômico refere-se a quaisquer fatores que possam interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causar desconforto ou afetar sua saúde. Exemplos de riscos ergonômicos incluem levantamento de peso, trabalho muito rápido, monótono, repetitivo e postura inadequada. Ajustar associações importantes de forma ergonômica, colocar cada trabalhador em uma posição de trabalho adequada às suas condições físicas e mentais, reduzir o cansaço e fornecer-lhes ferramentas para realizar tarefas da maneira mais fácil, pois o risco de acidentes de trabalho é maior

Fortalecimento Muscular

Nos últimos anos, as pessoas entenderam mal a verdadeira importância da implementação de programas de fortalecimento muscular. A cultura atual de busca de padrões de beleza associa apenas o reforço aos benefícios estéticos do esporte. No entanto, essas atividades podem produzir benefícios mais significativos, como o fortalecimento muscular. Por exemplo, os músculos fornecem estabilidade para o funcionamento normal de nossas articulações. Essas estruturas são feitas para realizar movimento por toda a vida. Se a articulação não estiver estável, isto é, se não houver contração muscular necessária – a abrasão da estrutura envolvida será muito maior.

Além disso, o processo natural de envelhecimento envolve um declínio gradual da força muscular, especialmente após os 30 anos de idade. Portanto, a estabilidade da junta diminuirá gradualmente e o desgaste aumentará com o tempo. Esse fato é propício ao aparecimento de diversas patologias, como osteocondrose patelar, degeneração do disco intervertebral, artropatia, bursite, tendinite e assim por diante. Portanto, a fraqueza muscular é um dos principais fatores para muitas dores nas articulações e alterações patológicas. Outro benefício significativo é a melhoria de nossas capacidades funcionais. Quanto maior nossa força muscular, melhor nossa capacidade de carregar peso, caminhar, correr, subir escadas, fazer exercícios e participar de atividades recreativas.

Nesse sentido, pesquisas científicas têm mostrado que a prática da ginástica laboral tem reduzido bastante o índice de absenteísmo de algumas instituições. Esses exercícios são realizados 2 a 3 vezes por semana, com duração média de 15 minutos, e podem incluir Exercícios de alongamento, massagem, relaxamento e / ou fortalecimento muscular. Conforme mencionado acima, a postura sentada de longo prazo associada às atividades de digitação pode causar fadiga muscular no pescoço, ombros, cotovelos, punhos e mãos, bem como fadiga muscular na região inferior da coluna, o que geralmente afeta a exposição dos trabalhadores à ergonomia riscos.

Os exercícios de “trabalho” podem restaurar esses músculos e prevenir a sobrecarga e os danos musculoesqueléticos subsequentes. No entanto, não pode substituir outras atividades, como musculação ou esportes. Como o nome sugere, esse tipo de ginástica precisa ser realizado em ambiente de trabalho, permitindo que os trabalhadores se preparem para as atividades laborais ou se recuperem durante ou no final da jornada de trabalho. Além disso, auxilia na prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT), melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e promove temperamento e bem-estar.

Veja o exercício abaixo:

Posto de Trabalho - Ergonomia 8
Posto de Trabalho - Ergonomia 8

Fonte: Ministerio da Saúde: Cartilha de Ergonomia – Aspectos relacionados ao posto de trabalho

 

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